Faz parte da higiene vocal compreender o processo de produção da voz, as estruturas envolvidas neste processo, os fatores de risco vocal e hábitos nocivos que influenciam no processo de fonação.
Conheça agora os principais fatores de Risco Vocal e Hábitos Nocivos a Voz:
FUMO
A fumaça quente do cigarro agride todo o sistema respiratório, que inclui pulmões, pregas vocais e toda a mucosa do trato vocal, causando aumento das secreções, infecções, pigarro, tosse e edema, além de aumentar as chances de tumores de laringe e pulmão.
As bebidas alcoólicas causam uma leve anestesia na garganta, dificultando a percepção do indivíduo sobre eventuais abusos vocais. O álcool, também, pode irritar os tecidos do trato vocal e assim como o fumo, contribui para o desenvolvimento de tumores de laringe e pulmão.
POLUIÇÃO
Substâncias como o monóxido de carbono presentes no ar podem causar alterações cardio-respiratórias. Consequentes doenças nesses sistemas provocam tosse, pigarro, irritação na garganta e alteração da qualidade vocal.
GRITAR
Sempre que possível procure se aproximar da pessoa para conversar. Quando estiver escutando música ou assistindo TV, abaixe o volume. Evite competição sonora.
AR CONDICIONADO
Tente evitar!!!
O ar condicionado prejudica a mucosa das pregas vocais, pois o resfriamento é realizado através da redução da umidade do ar com consequente ressecamento do trato vocal, o que leva a pessoa a produzir a voz com maior esforço e tensão.
BALAS E PASTILHAS
Evite chupar balas ou pastilhas fortes quando estiver com a garganta irritada. Isso mascara o sintoma e a pessoa tende a forçar a voz sem perceber.
ÁGUA
Adote o hábito de beber água, principalmente quando souber que fará uso maior de sua voz.
A água hidrata as pregas vocais.
A MAÇA
Coma uma maçã – ela é adstringente, ou seja, limpa o trato vocal e sua mastigação exercita a musculatura responsável pela articulação das palavras.
ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL
Mantenha uma alimentação saudável e regular.
Evite alimentos gordurosos como o chocolate ou estimulantes como os derivados do leite, principalmente quando for utilizar a voz como instrumento de trabalho, pois estes possuem efeitos negativos sobre a voz, aumentando a secreção no trato vocal.








Nenhum comentário:
Postar um comentário